A Instituição


         A Escola Municipal do Catumbi, desde 1998, está localizada na R. D. Pedro Mascarenhas, 23/25 no Bairro  do Catumbi. Foi fundada, porém, na Cidade Favela da Mineira, localizada no Morro do Catumbi, em 08 de março de 1976, funcionando por duas décadas em regime de cooperação com a Igreja Nossa Senhora de Salete.

      








A antiga casa havia sido doada pela família da Sra. Maria Neves Tardin que, em vida, dava aulas em casa para a comunidade. O local era povoado, principalmente, por pessoas vindas de Minas Gerais, pobres, que construíram seus barracos em busca de melhores oportunidades na cidade do Rio de Janeiro.
  A Escola Municipal Classe de Cooperação Morro do Catumbi, permaneceu com este nome até o ano de 1995. De 1996 a 1998, a Escola funcionou, provisoriamente, no Sambódromo, enquanto a nova sede estava sendo construída no bairro do Catumbi.
      A atual sede ficou pronta em 1999 e a escola atendia alunos de Educação Infantil em tempo integral. Passou ao longo dos anos a atender alunos dos primeiros anos do ensino fundamental em dois turnos e, atualmente, atende em Turno Único, alunos do 1º, 2º e 3º anos.