PPP


“POR UMA ESCOLA FELIZ”

A equipe da Escola Municipal do Catumbi propõe um projeto/processo político pedagógico que vise a organização de uma “escola feliz”, dinâmica, democrática e justa, visando a construção da verdadeira cidadania.
Com característica própria de receber alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, nossa escola está completamente voltada para a alfabetização e recebe da Secretaria Municipal de Educação o projeto Casa de Alfabetização “como um projeto de Escola e de Educação, apresentando-se construído sob a perspectiva “ALFABETIZAR LETRANDO”.

A alfabetização e o letramento são processos que serão desenvolvidos a partir de:
- CURRÍCULO ESTRUTURADO;
- ROTINA DAS AULAS DEFINIDAS;
- MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO;
- USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS – EDUCOPEDIA;
- AMBIENTE ESCOLAR ALFABETIZADOR;
- PLANEJAMENTO SEMANAL;
- AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO SISTEMATICO DOS ALUNOS;
- FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES;
- INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.

A alfabetização passa a ser significativa quando se torna um processo capaz de produzir leitores e escritores, ou seja, como nos ensina Paulo Freire, capazes de ler o mundo através da palavra. Formar bons leitores exige compromisso e capacidade técnico-pedagógica. Leitura é compreensão. Escrita é o poder de expressar o mundo, o cotidiano, a vida.



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BOFF, Leonardo. Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela Terra. Vozes, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança em educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre. Artmed, 1998.
PERRENOUDE, Phillippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 1999.